1️⃣ A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, tornando os ossos frágeis e mais susceptíveis a fraturas.
2️⃣ É uma doença silenciosa, não apresenta sintomas, e por isso muitas vezes o diagnóstico ocorre após a consequência mais grave da doença: a fratura óssea.
3️⃣ As mulheres são as mais atingidas, pois os nossos ossos recebem forte influência do estrogênio, um hormônio feminino, e na menopausa os níveis de estrogênio caem abruptamente.
4️⃣ Os homens também são afetados, principalmente se outros fatores de risco estiverem associados, como idade > 70 anos, uso de glicocortcóides, hipogonadismo e consumo excessivo de álcool.
4️⃣ É uma doença muito comum. 🆘 1 em cada 4 mulheres com mais de 50 anos tem a doença. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose; 200 mil pessoas morrem todos os anos no 🇧🇷 em decorrência destas fraturas.
5️⃣ As fraturas mais comuns são na coluna vertebral, na bacia (fêmur), no punho (rádio) e no braço (úmero). A mais perigosa é a do colo do fêmur. ⚠️ 1 em 4 pacientes com esta fratura morrem dentro de 6 meses.
6️⃣ O diagnóstico precoce é feito pela medida da densidade óssea, através do exame de Densitometria Óssea. O exame é simples, barato e com baixíssima radiação. O exame está indicado para todas as mulheres a partir de 65 anos e para todos homens com mais de 70 anos.
7️⃣ Apesar de ser uma doença que normalmente se manifesta após a menopausa, a prevenção da osteoporose deve se iniciar na infância, com uma alimentação saudável e rica em cálcio, especialmente leite e derivados e verduras escuras; com prática continuada de atividade física e, também, com exposição solar consciente para manutenção dos níveis adequados de vitamina D.
8️⃣ A Vitamina D é fundamental para a saúde dos ossos. A maioria dos alimentos é pobre em vitamina D, portanto, a forma mais eficaz de obter a vitamina D é através da exposição solar ou, quando isto não for possível, através de suplementos vitamínicos.
9️⃣ São fatores de risco: sexo feminino, raça branca, menopausa precoce sem reposição hormonal, história familiar de fraturas, uso de glicocoricóides por período longo, tabagismo, alcoolismo e baixa ingesta de cálcio e baixa exposição solar (baixa vitamina D).
🔟 A osteoporose tem tratamento, com medicamentos orais ou injetáveis, e de uso semanal, mensal, semestral ou até mesmo anual.
Procure um endocrinologista para conduzir seu tratamento de maneira adequada e tranquila.