No último sábado, dia 9 de novembro de 2019, ocorreu o PAC Atualização em Neuroendocrinologia e Endocrinologia Pediátrica, o último evento do ano da nossa regional.

Iniciamos com a brilhante aula do Dr. Mauro Scharf, convidado do Paraná, no simpósio satélite da Abbott. Dr. Mauro falou sobre os novos dispositivos de monitoramento do diabetes. A seguir, a Dra. Monike Dias apresentou de forma prática, direta e extremamente rica o que deve e o que não deve ser feito no diagnóstico de tumores hipofisários funcionantes. Encerramos o primeiro bloco com todo o carisma da Dra. Tania Bachega, convidada que dispensa apresentações, e uma aula de elevadíssimo nível sobre diagnóstico hormonal e genético da hiperplasia adrenal congênita.

A sessão de perguntas foi coordenada pelo Dr. Lucas Castro, presidente da mesa, e pelo Dr. Rafael Lobo (moderador).

Retornamos do intervalo para o segundo bloco com mais uma brilhante aula da Dra. Tania Bachega, dessa vez sobre a abordagem terapêutica da hiperplasia adrenal congênita da infância até a idade fértil. Seguimos com a Dra. Luciana Naves, expoente da Neuroendocrinologia, quem falou para uma platéia atenta sobre GH: nem tanto, nem tão pouco. A seguir, foi a vez da Dra. Nina Musolino desvendar os diagnósticos diferenciais das massas selares com toda a sua leveza e expertise.

A sessão de perguntas e respostas foi presidida pela Dra. Mariana Gadelha e moderada pela Dra. Lara Porto.

Firmando nosso respeito com os presentes, pontualmente às 12:30 iniciamos o simpósio Satélite sobre doenças raras com lunch box fornecido pela Alexion. O Dr. Luiz Cláudio Castro abordou de forma extremamente didática a Hiposfatasia. Seguimos a programação com mais uma excelente aula: a da Dra. Ana Cristina Bezerra sobre Dislipidemia na infância e adolescência. A seguir, nosso atual diretor tesoureiro, Dr. Juliano Zakir, falou sobre o manejo perioperatório endócrino-metabólico na cirurgia hipofisária.

Encerramos o penúltimo bloco com a segunda aula da nossa ilustre convidada, Dra. Nina Musolino, que abordou os casos desafiadores em Neuroendocrinologia.

A plateia interagiu com perguntas e respostas sob a coordenação da Dra. Roberta Falleiros.

Guardamos duas aulas brilhantes para o final: Dr. Mauro Scharf com o tratamento da baixa estatura idiopática e Dr. Luiz Cláudio Castro com a bioquímica e imagem no estudo do osteometabolismo pediátrico.

A Dra. Maristela Estevão presidiu a mesa na companhia da Dra. Fernanda Cardozo, moderadora.

A plateia permaneceu até o final para a ‘cereja no bolo da endocrinologia pediátrica’, e, assim, encerramos o sábado pontualmente e com a casa cheia. Agradecemos aos sócios da SBEM, aos palestrantes, aos demais participantes e aos nossos patrocinadores.

Este slideshow necessita de JavaScript.